Imprimindo via arquivo de lote – CMD- Bat

No meu dia a dia, como técnico de informática, surgiu a necessidade de fazer uma impressão via arquivo.bat, mais para validar se a comunicação da impressora esta Ok.

No cenários em questão, quando o cliente ligava  a estação e precisava imprimir cupom fiscal em uma Bematech 4200, não imprimia. Era necessário fazer uma impressão via Windows, qualquer que fosse o programa, bloco de notas por exemplo, ou ir nas propriedades da impressora e mandar um teste de impressão.  Depois de vários testes, eu concluí que o problema era a forma como o sistema dele enviava as informações para a impressora e ela não processava e como solução paliativa, deixar um script.bat na área trabalho que manda um teste pra impressora para que depois funcionasse no sistema, foi a melhor opção que achei.

Dito isso, vamos lá:

Abra o bloco de notas, ou qualquer editor de texto de sua preferência e escreva o seguinte:

 

ECHO “Texto de impressão” > COM1

Basicamente após o ECHO, que é o comando que faz printar, coloque o texto que quer que seja impresso, depois coloque o sinal > e por fim a PORTA de IMPESSÃO. Isso você pode pegar nas propriedades da impressora>portas.

Após criar o arquivo como o exemplo acima. Salve-o  como  qualquernome.bat ou quaquernome.cmd

 

Bom, é isso pessoal. Espero te ajudado com essa dica muito simples.

 

 

Siga-me!

Deixe uma resposta